Imagem gerada por I.A. |
Com o desmatamento avançando descontroladamente, a Amazônia está cada vez mais perto do que os cientistas chamam de “ponto de não retorno”. Você sabe o que é isso?
É quando o bioma entrará em um processo irreversível de destruição e não conseguirá mais se recuperar naturalmente. Isso comprometeria a sobrevivência de cerca de 47 milhões de pessoas que vivem na Amazônia, incluindo 511 grupos de povos indígenas, e 10% da biodiversidade de todo o planeta. Neste cenário, a Crise Climática e seus impactos se tornam ainda mais avassaladores.
veja o trailer aqui
Para evidenciar a gravidade desse cenário, o WWF-Brasil ouviu diversas pessoas, entre elas cientistas, indígenas e coletores de sementes que vivem na Amazônia. Ben Hur Marimon Junior e Beatriz Schwantes Marimon, por exemplo, estudam há mais de 30 anos diferentes partes do bioma, em Mato Grosso e no Pará, em distintos estágios de conservação. Milene Alves (Associação Rede de Sementes do Xingu) e o coletor de sementes Ermínio Nascimento, além de Crisanto Rudzö Tseremey’wá e Luiz Carlos Tserewatsitsi Tseremey’wá (lideranças da Aldeia Três Marias – TI Parabubure/ MT) são vozes importantes que se somam à multiplicidade de histórias retratadas.
O filme “PONTO DE NÃO RETORNO DA AMAZÔNIA” estará disponível ao público ainda em 2024. Acompanhe as redes do WWF-Brasil para saber mais informações e esteja preparado para este lançamento.