quinta-feira, 15 de abril de 2021

Sociedade Brasileira de Mastozoologia homenageia professora Teresa Cristina da Silveira Anacleto

 É com muito pesar que comunicamos o falecimento da professora Teresa Cristina da Silveira Anacleto, uma GRANDE MULHER que sem dúvida alguma deixa sua contribuição aos desenvolvimento dos estudos de mamíferos do Brasil, com especial interesse na ordem Cingulata. Teresa se formou em Ciências Biológicas pela Universidade de Guarulhos, fez seu mestrado na Universidade de Brasília sobre ecologia do tatu-canastra e seu doutorado pela Universidade Federal de Goiás sobre distribuição, dieta e efeitos das ações antrópicas do Cerrado sobre os tatus.


Em 1998 passou no concurso para professora da Universidade do Estado de Mato Grosso, para o campus de Nova Xavantina e desde sempre assumiu com grande determinação o objetivo dessa universidade, que é levar um ensino público de qualidade para longe dos grandes centros, não há dúvida que ela e os demais professores que assumiram essa tarefa tiveram êxito.

Teresa sempre foi muito competente, determinada, destemida e incrivelmente profissional e íntegra. Sua paixão pelos tatus guiaram sua linha acadêmica e como professora formou gerações de zoólogos que hoje estão atuando nos mais diversos lugares do país. Sua dedicação aos alunos e ao Laboratório de Mamíferos e sua coleção regional são a impressão mais marcante que tenho dela, usando recursos próprios para ajudar um aluno em dificuldades, incentivando seus estudos ou investindo na infraestrutura do laboratório e na coleção. Teresa nunca media esforços naquilo que se propunha fazer!!!

Nesse momento de dor só nos cabe lamentar a inestimável perda dessa GRANDE MULHER que deixa seu legado na história da Mastozoologia Neotropical e um sentimento imenso de gratidão daqueles que tiveram a felicidade de conviver e aprender com ela.


Leandro P. Godoy

Nota encaminhada via e-mail.

Fonte: Disponível em: http://nx.unemat.br Acessado em: 15/04/2021