quinta-feira, 15 de abril de 2021

Unemat lamenta falecimento da professora Teresa Cristina Silveira Anacleto

 É com enorme pesar e profunda tristeza que a Universidade do Estado Mato Grosso (Unemat) comunica o falecimento da professora aposentada Teresa Cristina da Silveira Anacleto. A querida professora Teresa faleceu na manhã de hoje, dia 13. Lutava há vários anos contra um câncer de mama e estava em estado de coma desde sábado.

A professora Teresa foi docente do Câmpus Universitário de Nova Xavantina durante 19 anos (1998 -2017). Entre suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, destacou-se pela atuação na Biologia da Conservação, principalmente da fauna nativa do Cerrado.

 Atuou por muitos anos como coordenadora do Laboratório de Mamíferos, hoje denominado Laboratório de Biodiversidade do Cerrado (LABIC), onde iniciou uma coleção científica de Mamíferos e criou um museu de história natural. O acervo de sua coleção é único no Vale do Araguaia e contribui com a formação de cidadãos preocupados com a proteção ambiental e com a melhoria da sua qualidade de vida. O museu atrai anualmente centenas de alunos do ensino médio e a população de forma geral.

 A Profa. Teresa era uma cientista com grande entusiasmo pelo trabalho e dedicou grande parte de sua vida ao estudo de mamíferos. Além disso, em seu laboratório, sempre acolhia animais feridos ou abandonados e muitas vezes dedicava dias de carinho e atenção até o reestabelecimento do animal, na maioria das vezes, investindo recursos próprios com medicamentos e veterinários. Teresa foi uma bióloga exemplar!   

 O corpo será cremado ainda hoje, aos familiares, amigos e alunos nossa manifestação de pesar.

 Muito obrigado por tudo, professora Teresa!         

Fonte: Câmpus de Nova Xavantina. Disponível em: http://nx.unemat.br Acessado em: 15/04/2021